Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Endometriose Profunda – o meu testemunho

Em Mulher Endo – Grupo de Apoio a Mulheres com Endometriose

Em Outubro, os exames confirmaram a suspeita: endometriose profunda com um nódulo de 3 cm entre o recto e o colo do útero. Na altura, segundo o Dr. António Setúbal, eu tinha (tenho) um super nódulo que devia impossibilitar-me de ter uma vida normal. Todavia, contrariando o que os exames indicavam, eu não tinha (nem tenho) quaisquer sintomas. Em palavras dele “Apenas 1% das mulheres com o seu tipo de nódulo não tem sintomas nem queixas. Você faz parte desse grupo de sortudas.” Perante o diagnóstico, fui informada de que a probabilidade de engravidar era muito reduzida pelo que por esse motivo e, principalmente pela localização e dimensão do nódulo, seria preferível efectuar uma cirurgia. Ficou acordado que esperaríamos um ano para fazer a dita laparoscopia. Como não era nossa intenção engravidar nesta altura, não entrámos em histerismos mas fizemos o que nos indicaram: deixei de tomar a pílula.

Em Março de 2011 engravidei. Apenas 4 meses depois de deixar a pílula e com um prognóstico pouco positivo. A gravidez decorreu de forma normal e o parto também. Aliás, mais normal e fácil, impossível.

Sei que o meu caso é raro principalmente pelo tipo de endometriose que tenho, mas acho que deve ser um exemplo de motivação. É possível engravidar tendo endometriose. É possível não ter dores tendo endometriose profunda. É possível viver com endometriose.

27 Discussions on
“Endometriose Profunda – o meu testemunho”
  • Parabéns!
    Parabéns pelo testemunho, parabéns pela força, parabéns pela mini-Me linda que tens nos braços!

    É bom ler os testemunhos positivos para que nunca percamos a esperança.
    Bjs

  • Olá Me, eu também tenho em nódulo de endometriose de 3cm no ovário esquerdo e nunca tive qualquer dor ou qualquer sintoma. Só descobri a existencia desse nódulo numa consulta quando estava a tentar engravidar e segundo a minha médica também não era impeditivo que não conseguisse engravidar. O dito nódulo já teve 5cm e segundo a médica muna consulta em Janeiro diminuiu para os 3cm e a médico só me recomendou fazermos uma laparoscopia para o retirar porque quero mesmo engravidar e já passou algum tempo desde que começamos a tentar….Como vês não és a única assintomática….

    • OLá Lina,

      Espero que corra tudo bem!

      Ser assintomática quando se tem endometriose profundo (localização no colo do útero) é um bocadinho mais raro. Além disso, não ter sintomas significa também conseguir engravidar sem dificuldade – que foi o que felizmente aconteceu.

      Desejo que tudo corra pelo melhor contigo!

      Bisouxxx

  • Faço parte desse 1% contigo, e sim, é possível ter filhos sendo doente de endometriose (eu tenho um (já?!?! cristo…) com 5 anos

    Se é facil? Não, não é, mas não é impossível

    Bj

    AP

  • Tive uma grande amiga que tinha dores horríveis por causa da doença… fico mesmo feliz por saber que no teu caso as coisas foram diferentes e que consegues levar uma vida normal, ter uma filha linda e ser saudável apesar da endometriose.

  • Obrigada pelo teu testemunho. Infelizmente eu sou um caso de endometriose bastante complicado. Só a descobri porque tive uma oclusão intestinal (graças a esta “menina”). Infelizmente engravidar naturalmente está fora de questão para mim, porque a endometriose trouxe-me outros estragos. Inclusivé as minhas trompas ficaram impróprias para consumo, como se costuma dizer.
    Já fiz vários tratamentos sem resultado.
    De qualquer forma conheço muito casos de endometriose com sucesso e sem necessidade de recorrer a técnicas de procriação medicamente assistida, como foi o teu caso. Quem tem esta doença não deve perder nunca a esperança.
    Acredito que a tua história é motivo de grande alento para muitas mulheres 🙂
    A mini Me é a prova disso!
    Beijinhos grandes

    • Minha querida,

      Já “falámos” sobre a tua situação noutras paragens e quero acreditar que mesmo com trompas avariadas e outros “senãos” vais conseguir aquilo que desejas (e mereces).

      Um grande beijinho!

    • Luarte, também eu sou um caso dos complicados (e também tive um problema numa trompa) e também eu preciso de PMA. E tenho toda a esperança e fé de que correrá tudo bem. A partir de hoje, tenho também fé de que o teu caso será igualmente feliz. Um abraço forte.

  • olá Me!! Parabens pela testemunha, pelo artigo, pela partilha enfim. Não conhecia a doença mas depois de ir ver o diagnostico reparei que não é muito “falada” ou muito muito conhecida em termos de nome. Confesso que quando lia no teu blog os post relativos aos sintomas acerca do calor e do metabolismo acelarado, pensei que fosse Hipertiroide, mas nunca tive á vontade para te perguntar, é que a minha mãe tinha muitos desses sintomas.
    è muito importante esta partilha para que nós mulheres estejamos atentas a estes promenores e sintomas…
    jinhos xana

      • Eu sei, não me expliquei bem, não tem nada a ver e são coisas diferentes, não te esqueças que eu descobri o teu blog á pouco tempo e acabei por ler quase tudo de rajada… Quanto á endometriose ainda bem que pertençes a esse 1% de não teres os sintomas… Jinhos xana

  • Como sabes também eu sofro desse mal, acrescido de adenomiose. Mas o meu caso, até ao momento, ainda não teve o seu final feliz. Tive mesmo que fazer a dita laparoscopia, porque o tumor estava numa zona de risco e demorei meses a recuperar – mais do que o habitual das mulheres. Entre dores insuportáveis e hemorragias, continuava a sorrir e a desvalorizar o problema junto das pessoas à minha volta. Hoje, quase 9 meses depois da cirurgia, estou finalmente bem – já nem me lembrava do que isso era. Ainda que o finalmente, num problema como estes não seja definitivo, porque os tumores e os nódulos, podem voltar a qualquer momento. Do Dr. António Sétúbal só posso dizer o melhor. Continuo a ser acompanhada por ele e em maio lá estarei novamente. Até janeiro as consultas foram mensais e os medos, muitos. O sonho ainda não está concretizado, mas como, tal como tu, sou alguém que só sabe ver os copos meio cheios, sei que o meu dia chegará. Um grande beijo, por partilhares o teu caso e por seres a mulher que és.

  • Olá Me,
    Sigo o seu blog e a página do face à imenso tempo, e acho que é uma fonte de boa inspiração e de boa disposição…a mim faz-me bem e acompanho regularmente. Nunca escrevi, mas hoje face ao seu testemunho, queria deixar o meu…Tenho endometriose grau IV, fiz laparoscopia porque tinha dores intensas, bem como hemorragias que me tornavam anémica, fiz injecção introcitoplasmática para ter o meu Gonçalo, mas tive…:-) só para dizer que mesmo quando o cenário não é o melhor, temos de nos adaptar, acreditar que as coisas acontecem…e aprendo com a ME…não é a dramatizar que a vida acontece…é a viver e a aproveitar tudo o que a vida nos dá…nem sempre bom, pois concerteza…mas toca a levantar a cabeça e caminhar sempre…para a frente é o caminho…:-)
    Beijinho e continue por aqui…a Me faz bem…

  • Ola meninas, tambem me foi detetada endo profunda…estou muito assustada!!
    O meu medico tambem é o Dr.António Setubal, e tenho cirurgia marcada para 12 de Março.
    Tenho de retirar ovários e utero, tenho um tumor mesmo rente ao indestino…e sim estou com muito medo, mas quando olho para o meu filho fico mais calma e com mais força…

      • Ola novamente, fui ontem a mais uma consulta com o Dr. Setubal para mostrar os exames para poder seguir com a cirurgia… como os exames estão bem esta continua com marcação para dia 12 de Março mas o dr. Setubal não me deu valores para a cirurgia, esou com algum receio quanto ao valor! Seria possivel me darem alguma luz quanto a possiveis valores? Bj e obrigada

        • Estamos em 2017 e estou com endometriose profunda diagnostica pelo Dr Setúbal, sem convénio e a sugestão é a cirurgia mas infelizmente o Dr não diz os valores e estou muito preocupada sobre os custos. Espero que hoje já estejas melhor Barbara e tambem gostaria de uma luz dos custos de uma Cirurgia destas e aonde ele realiza as cirurgias?

          • Olá Sil, o Dr. Setúbal é o responsável do serviço de ginecologia no hospital da Luz por isso opera lá. Há vários médicos na Luz que graças a ele já estão bem preparados para acompanhar (e operar) endometriose. Não são o Dr. Setúbal claro. Um beijinho grande e as melhoras

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.