Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Não filha, não vais morrer.

Quinta-feira de manhã.

No carro.

À saída do hospital.

“Oh mãe, este exame é para eu não morrer?”

E eu morri um bocadinho ali.

Sei que não foi nada que tenha ouvido. Sei sem qualquer dúvida porque, não houve conversa sobre o tema. Nenhuma. O exame foi pedido e foi feito. Sem conversas. Só com peso. Muito peso em cima de mim. Em cima de nós.

(…)

A fibrose cística é uma doença hereditária comum, que afecta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas, identificada, pela primeira vez, na década de 1930.

Apesar dos avanços nos tratamentos dos sintomas e infecções, ainda não há cura definitiva para a FC e a maioria dos portadores morrem ainda jovens — muitos entre os 20 e 40 anos, geralmente por insuficiência respiratória. 

(…)

E hoje saíram-me 20 toneladas de cima. Ou 1000. Muitas.

Não filha, não vais morrer. Mas por favor pára de nos pregar sustos e coleccionar exames para diagnosticar doenças nas quais não quero nem ouvir falar.

3 Discussions on
“Não filha, não vais morrer.”
  • Oh Me! Que aperto, bolas! Ainda bem que não passou “apenas” de mais um susto! Não imagino como se sentiram nos entretantos e não imagino como será lidar com essas perguntas. Um grande abraço e um beijinho!

  • A minha filha também fez o teste do suor para primeiro despiste da fibrose cística e andámos de coração apertadinho até fazer o exame. felizmente deu negativo.
    As melhoras da princesa

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.