Eu, Tu e os meus sapatos

Louca pela vida. Louca por ti. Louca por escrever. Louca por sapatos.

Abençoada ideia

A sério, isto de sermos bichos mamíferos foi a melhor coisinha que nos fizeram.

Bastaram dois dias de papa para me fazer perceber que não há nada mais fácil do que desabotoar o soutien de amamentação, tirar o disco, prender uma fralda (ou, como eu digo, pôr a mesa), pegar na pimpolha e metê-la a mamar.

Cá andar a ferver águas e deixar arrefecer até aos 50° para juntar papas e esterilizar colheres, pratos mais biberons para a água e o diabo a sete (já me chegava chupetas e colher de vitamina)… Canseira. Uma canseira é o que vos digo!

Bichos mamíferos? Abençoada ideia!

32 Discussions on
“Abençoada ideia”
  • Então imagina eu, que, como a miúda não “pegou” na mama, andei 6 meses a tirar leite com a bomba (parecia uma vaquinha no estábulo)…isso sim era cansativo e desgastante!
    Isso a par da esterilização de biberons 😛 (mas para isto tive a ajuda preciosa do esterilizador eléctrico, que isso de andar com panelas ao lume, não é nada prático).
    A parte dos pratos e talheres, acho que só esterilizei quando os comprei. De resto lavava muito bem com água corrente.

  • Amamentei até aos 6 meses em exclusivo e só comecei com as sopas depois disto, mas nunca, nunca esterilizei pratos, colheres ou seja o que for. A mama tb não estava esterilizada e ele punha lá a boca, logo basta lavar bem os utensilios e está pronto a usar.
    Ou então foi o facto de aos 6 meses o meu já ter começado a gatinhar e já adorar lamber o chão que me fez chegar à conclsão que era perder tempo com essas coisas.
    Está na altura de ganharem alguma imunidade e não vamos andar a esterlizar coisas o retso da via, certo?
    Beijocas

    • Rita, segundo os médicos a partir dos 6 meses já não é necessário esterilização. Aqui a questão é que no caso da Mini Me os sólidos estão a ser introduzidos antes dos 6 meses. E quanto à mamoca, nenhuma mamã (inclusive eu) faz o que é suposto: passar o mamilo por água quente antes da mamada 🙂

  • olá!!! e eu que o diga, como sabes não tive esse previlégio e em vez de eles delirarem quando viam a maminha da mãe… não é quando viam o biberon, e o colo os meus filhos nunca gostaram de colo, nem para dormir, nem para os acalmar, nada se tinha soninho era no espaço deles que eles queriam estar, lembro-me de ficar babando quando via uma mãe a embalar o seu bebé… no entanto temos um elo muito especial e ele então (adora miminhos) não tem qualquer complexo de dar beijinhos á mãe (apartir dos 8 ás vezes começam com umas pancas) e é claro que criamos laços e bem vincados mas todos os dois gostam e muito do espaço deles…
    jinhos xana

  • Me eu esterilizei tudo até aos 6 meses (só dei mama durante 1 mês), mesmo começando a comer sopa aos 4, sim porque os kilos a mais não o permitiram passar pelas papas. No hospital da luz (a minha sogra foi lá e trouxe o panfleto a semana passada), tem lá a aconselhar uma água para os bebés, a água do Vimeiro Original (claro que morando na zona, quando ia ao supermercado da esquina eles disseram logo que era o aconselhado pelos médicos), que não é aconselhado ferver para não perder os nutrientes. Penso que seja uma boa opção. Foi a que eu dei sempre ao meu filho, e nunca fervi. Punha no microondas uns x segundos para a quantidade necessária e era mais prático do que andar a ferver. Eu e as opiniões, mesmo sabendo que não gostas, olha, é mais forte do que eu… Fica a dica 🙂

  • Também acho que a papa dá mais trabalho que o leitinho, mesmo o de biberão. Mas o que tem de ser, tem que ser.
    Esterilação dos utensilios para a papa não me dá trabalho, uma vez que não faço. E se fosse seguir o conselho do hospital nem estirilizava os biberões dela, preferi seguir o meio termo (nem muito trabalho, nem trabalho nenhum).

  • Pois eu não pude dar a mama e tive que me render às maravilhas do esterilizador eléctrico e às garrafas termos ‘since day one’. É uma canseira realmente e, por isso, optei por ter vários biberões para não estar sempre a fazer o mesmo. O pior é mesmo quando se sai de casa, porque a parafernália de coisas para levar e a logística é desgastante. 🙁
    Custou no início, mas agora, talvez por força da rotina, já nem me custa tanto.

    Ainda bem que tiveste sempre a possibilidade de amamentar.

    Beijoquinhas nossas*

  • Ai valham-me todos os santinhos que em breve (muito, muito em breve), serei eu nessa azáfama!
    Será que é desta que eu vou conhecer a versão enfurecida do pimpolho?
    Beijinhos e continuação de bom trabalho,
    Bomboca do Amor.

  • Me
    A minha princesa nunca teve água fervida… desde que nasceu.
    Segui o conselho do pediatra (Dr. Luis Pinheiro) e teve sempre água engarrafada, de nascente.
    E só esterilizei biberons e tetinas… confesso que nuca esterilizei chuchas, nem pratos, nem colheres, nem nada…
    e quando começou as papas e sopas (ou como ele dizia, quando começou a andar com as mãos no chão a rebolar), nem os biberons.
    Lavei sempre tudo muito bem… e quem tem máquina chega… e é super saudável 🙂
    Que tudo continue a correr lindamente com a Mini Me.
    beijinhos

  • Bem, eu ainda não sei o que isso é. O piolho faz 5 meses para a semana e eu ainda vou pensar se vou iniciá-lo ou não nos sólidos. Por um lado, dá jeito ele já comer quando for para a avó, por outro não sei se ele tem ou não uma alergia alimentar. A grande probabilidade aponta para que sim. E isso influencia aquilo que posso ou não dar-lhe. Por enquanto, mantem-se a fast food, seja em modo maminha, seja em modo biberon de ordenha.

    • Eu como vou trabalhar daqui a menos de um mês, não tenho mesmo alternativa. Como muito recentemente tive a confirmação de que afinal não vou ter de a pôr já na creche, estou é a pensar atrasar a introdução da sopa. Aqui a madame que já tem pele atopica e rinite diagnosticadas reagiu bem à papa, pode ser que o miguel também 😉

  • Oi outra vez, só para realçar que tal como o comentário da Nuvem, tambem fiz assim que sempre foi o que a peditra dos meus dois pimpolhos me disse.
    jinhos para todos
    xana

  • Olá Me,
    ainda bem que a mini Me gosta da papa, a minha adora comer(tem oito meses e meio) o facto de eu andar sempre com a colher de volta dela acho que ajudou.
    Vi num comentário que a tua mini Me tem a pele atópica, a minha também tem e não foi fácil acertar com os cremes, quando vou ao shopping não posso exagerar no tempo que passo por lá, pois caso contrário a pele do rosto fica uma lástima, fica com “olheiras” e com os cantos da boca e o queixo uma miséria, os cremes que eu uso são da Lutsine E45 para peles atópicas, o Xeramance plus e tu qual usas?
    beijinho

    • Até há pouco tempo esteve a usar a linha para bebé da Uriage porque não tinha grandes manifestações. Entretanto mudámos para a linha Xemóse também da Uriage. De qualquer forma, na época em que estamos, não há como fugir, é quase impossível evitar reacções. Como por causa da rinite vai ter de começar a fazer anti-histamínico em SOS, acredito que a toma do mesmo ajude a controlar também as reacções cutâneas.

      Bisouxxx

  • Querida Me, simplifica o máximo que puderes e dá leite materno em exclusivo. Quando fores trabalhar deixas leite congelado (a bomba não custa nada). Não precisas começar já com os stresses das papas e não há mesmo nada melhor para eles que o nosso leite. A minha filha com quase 21 meses continua a mamar muito, adora! Beijinhos e que o regresso ao trabalho não te custe muito!

  • Nao há, num pais como Portugal, qualquer necessidade de esterelizar biberões, colheres, pratos de papa, ferver água ou outro tipo de cuidado extra. De outra forma teríamos de ferver a agua do banho e, na idade de petite madame, em que levam as mãos à boca em modo continuo, esterelizar as mãos deles. Agua meia quente da torneira e siga para bingo;). Isto digo eu que sou pediatra e mãe. Cá em casa nao se estereliza nada.
    Beijinhos e muitas felicidades.

    • Ah muito agradecida pela sinceridade 🙂 (se bem que deixar já de esterilizar chupetas é demasiado para a minha cabecinha, o resto farei como dizes)

      O pimpolho está porreiro?

  • O pimpolho está de se comer. Tão fixe tão fixe. Fala, fala, fala, come a papa que é um mimo, continua a mamar muito bem e , maravilha das maravilhas, já dorme um bocado melhor. Esta semana vai a sopa e estou segura que irá muito bem. Dia 15 de Abril volto a trabalhar e mesmo com a reserva de leite que fui tirando tenho de lhe deixar duas refeições. E de acordo com a recomendação da sociedade europeia de nutrição a diversificação deve começar depois dos 4 e antes dos 6, por isso tranquilo. Agora é como dizes a mama foi a melhor adaptação evolutiva da espécie. Fácil fácil.
    Beijos

    • Que delícia!!! A pimpolha devia começar a sopa daqui a duas semanas mas como afinal não vai para a creche (estou tãooo contente) acho que vou atrasar mais umas semanas.

      Beijocas

Leave A Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.